Chácara em Águas de Santa Barbara

Venda
R$ 430.000,00

Informações do imóvel

Ref. CG928

Chácara em Águas de Santa Barbara

Cidade de Águas de Santa Barbara
Em 1866 a primavera ainda tinha jeito de primavera. As temperaturas amenas e as chuvas menos intensas, do que no verão, deixavam o clima mais propício para uma viagem longa. As três carroças e os cinco burros estavam prontos, carregados com mantimentos, munições, armas e ferramentas para atender às necessidades dos 26 adultos e 12 crianças que estavam de partida.

A pequena cidade mineira de Carmo do Rio Claro foi ficando para trás. José Marques do Valle era o chefe da comitiva, composta pelo seu filho, Mizael Marques do Valle, os irmãos Salustiano Bernardino de Souza e Carlos Bernardino, suas esposas, filhos, escravos e serviçais.

Na mesma proporção do ânimo que impulsionava tais aventureiros em busca de novas terras, as dificuldades foram se apresentando, uma a uma, durante a caminhada. Depois de três meses de viagem, uma jararaca tirou a vida de Anastácia, uma escrava cozinheira. Já em território paulista, Josias (que lhes servia de guia) morreu ao cair numa pirambeira. Em seguida, quando o grupo passava próximo à cidade de Araraquara, Mizael contraiu uma forte febre. Com ervas do mato, a cura veio através das mãos de Ezequias, escravo da família.

Uma semana depois de a comitiva ter partido de Minas Gerais, dois filhos de um dos maiores exploradores do interior de São Paulo, também rumaram em direção ao sertão paulista.

Ignácio Dias Batista (conhecido como Capitão Apiahy) era de origem portuguesa e sua família estava instalada ao sul do Estado mineiro. Escravocrata, possuía grandes extensões de terra e explorava ouro. Para se ter ideia do seu poder na época, em 1835 ele fundou a Fazenda Rio Claro que hoje é o centro de Botucatu, importante cidade paulista com quase 120 mil habitantes.

Em janeiro de 1867 a comitiva de Marques do Valle estava próxima a Botucatu quando se encontrou com os filhos do capitão, Pedro Dias Batista e Francisco Dias Batista, acompanhados por mais 16 pessoas. Depois de armarem o acampamento juntos, os dois grupos esperaram pelas informações de dois batedores. Eles asseguraram que às margens do Rio Pardo as terras eram boas. Um dia depois, todos seguiram viagem.

PERMUTA NA CIDADE DE PRAIA GRANDE

Transação
Venda
Finalidade
Rural
Tipo de imóvel
Chácara
Cidade
Águas de Santa Bárbara - SP
Área construída
170 m²
Estuda permuta
Sim


Jardim

Mapa